terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Ex-faxineira cria 'fórmula secreta' para fios cacheados



























São 10 horas da manhã de uma quinta-feira. Heloísa Assis, mais conhecida como Zica, está sentada com os cachos – sua marca registrada – jogados para trás. Ela está sendo maquiada e também recebe os últimos detalhes nas unhas. O figurino é de festa – vestido claro, tomara que caia, com muito brilho.

Há 20 anos, ela mal podia esperar que hoje estaria inaugurando a 18ª unidade da sua rede de salões, especializada em cabelos cacheados, o Beleza Natural. “O meu sonho era poder entrar em um salão para poder cuidar do meu cabelo. Mas as pessoas corriam. Ninguém queria, só falavam: ‘corta este cabelo que não tem mais jeito’”.

Ela se refere à época em que ostentava um poderoso black power, que, segundo ela, era “meio metro pra cima, meio metro pro lado”. E foi atrás de uma solução para assumir os cachos sem ter que alisá-los que ela se tornou a dona de uma fórmula secreta que ajudou sua rede de salões a faturar, só em 2012, R$ 140 milhões, com previsão de fechar 2013 em R$ 180 milhões. O sucesso do negócio também a lançou para a cobiçada lista de mulheres de negócios mais bem-sucedidas do País pela revista Forbes - e agora está lado a lado de ícones como a über model Gisele Bündchen.

Batizado de “Super Relaxante”, o produto químico é fruto de dez anos de pesquisa, com direito a muitas tentativas e erros judiando do próprio couro cabeludo. Zica quase ficou careca para chegar à fórmula final, mas afirma que o tratamento traz vida aos cachos, brilho e movimento.

Depois de regularizar o produto, ela não parou mais de crescer. Atualmente, seus salões são abastecidos pelos produtos fornecidos por uma fábrica própria, que conta com cerca de 50 funcionários, entre farmacêuticos, químicos e pesquisadores. A aplicação do Super Relaxante só pode ser feita nos salões da marca, por profissionais treinados para isso.

Hoje, cerca de 100 mil mulheres visitam as unidades todo mês. Cada salão tem de 120 a 150 funcionários para dar conta de toda a demanda. Há também as caravanas, que atualmente representam 4% do faturamento da empresa. Elas vêm de diversos estados brasileiros e, em grupos menores, de lugares como Nova York e Angola.

E o plano de expansão não para. Recentemente, a marca  firmou parceria com novos investidores e pretende abrir 120 novas lojas nos próximos 5 anos. Em São Paulo, as duas inaugurações mais recentes foram no Largo 13 e no Shopping Center Lapa.

Fonte: Marketing GrupoM8

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