sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Hidratação e sapatos confortáveis ajudam a manter os pés saudáveis


















Sapatos com saltos muito altos e bicos finos são lindos e deixam as mulheres muito elegantes, no entanto, eles podem prejudicar, e muito, a saúde dos pés. 

Segundo a podóloga Lorena Bolognesi de Souza, além de bolhas e calos, este tipo de calçado pode causar encurtamento do tendão do calcâneo.

“Para manter os pés saudáveis é importante se prevenir, não abusar de saltos muito altos, usar sapatos confortáveis e com no máximo dois centímetros de altura. Eles são benéficos e deixam os músculos em uma posição de relaxamento”, explica. 

Outra queixa recorrente, principalmente do público feminino, em relação à saúde dos pés são as rachaduras localizadas no calcanhar. Para acabar com esse aspecto seco, Lorena afirma que é importante muita hidratação. O uso de calçados confortáveis também auxilia a amenizar o ressecamento da pele.  

Unhas encravadas
Muitas pessoas se queixam de unhas encravadas, de acordo com Lorena Bolognesi de Souza, as causas são as mais diversas. 

“Algumas pessoas nascem com a unha com um crescimento errado, sapatos de bico fino e muito apertados também influenciam, sem contar os esportes. O procedimento adequado é a eliminação da espicula (pedaço de unha) que se encontra dentro da pele e faz assim a infecção”.

O nome científico da unha encravada é onicocriptose. E em até 99% dos casos é possível a remoção do desconforto sem a intervenção cirúrgica. 

“E no caso das pessoas que têm diabetes, a atenção deve ser redobrada. Existe um caso um pouco mais sério que chamamos de pés diabéticos, eles necessitam de total atenção por não sentirem dor no local e terem dificuldade no processo de cicatrização”. 

Mau cheiro 
O famoso chulé, que atende pelo nome técnico de bromidrose, pode ser evitado de diversas formas: como a não repetição de meias e a utilização de produtos específicos que eliminam o odor. 

“Outra opção é usar o calçado um dia e depois colocá-lo para "descansar" no sol”, comenta a podóloga. 

Fonte: Marketing GrupoM8

Nenhum comentário:

Postar um comentário