terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Riscos do salto alto na infância















Luanda  - O uso constante de sapatos saltos por crianças e adolescentes acarreta alterações nos músculos da perna e da coluna vertebral ou lombar, segundo o médico ortopedista do Hospital Josina Machel, Cambuando Neto.
  
Para o médico, que falava à Angop sobre as consequências do uso de sapatos altos para a saúde óssea, esse comportamento por vezes atrofia a postura física.
  
Referiu que, podem ainda surgir dores a nível do joelho, por ser a articulação que aguenta o peso do corpo, e da coluna vertebral.
  
“Até aos 20 anos de idade, principalmente na etapa que vai dos 07 aos 14 anos, a compressão que o joelho recebe no momento em que se está a usar o salto atrofia o músculo da barriga da perna, a panturilha”, disse.
  
Acrescentou que, o ponto de concentração do pé está firmado em 60 porcento ao ante-pé e 40 porcento no retro-pé, causando por este modo uma deformação. 

“As alterações posturais ocorrem em função do deslocamento do centro de gravidade, causando uma sobrecarga na parte anterior do pé, além do aumento da curvatura da região lombar, com o aumento da flexão do joelho, gerando passos mais curtos e lentos e com a oscilação do equilíbrio do pé”, salientou.
  
Fez saber que, nesta posição, a musculatura posterior da perna estará encurtada, gerando uma força menor de contração, o que contribui para uma maior incidência de entorses e fraturas de tornozelo e do pé.


Fonte: Marketing GrupoM8

Nenhum comentário:

Postar um comentário