sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Fruta para o rosto


















A pele não reconhece o valor ou a raridade dos ingredientes que os cremes cada vez mais contêm - ouro, por exemplo. A pele só sabe da eficácia dos seus componentes e, se analisarmos as campanhas de publicidade dos cosméticos nos últimos 20 anos, a vitamina C é quase omnipresente.

"A vitamina C é o antioxidante mais poderoso que se conhece para a pele. Tem a capacidade de proteger ou atenuar os efeitos negativos dos raios UVB, UVA e também os raios infravermelhos", confirma Jean Krutmann, professor de Dermatologia e director do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Dusseldorf.

O ser humano precisa desta vitamina, mas não a consegue produzir. Entram em cena os citrinos e outros alimentos ricos em vitamina C, os suplementos alimentares e uma dose de cremes e séruns. Jean Krutmann estuda os danos que os factores ambientais (UVA, UVB, infravermelhos) causam na pele. A investigação cosmética já tinha provado que a vitamina C - também conhecida por ácido ascórbico - é fundamental para a produção do colagénio e da elastina, que ajuda a prevenir a perda de água e tem ainda a capacidade de "desactivar" os radicais-livres antes de causarem danos à pele. Ao estimular a síntese e a produção de melanina, a vitamina C consegue ainda aclarar as manchas escuras na pele.

Com este potencial, percebe por que é que a indústria cosmética "venera" a vitamina C. "Para a sua utilização em cosmética ser eficaz, o truque é arranjar uma boa combinação entre a vitamina C e os restantes ingredientes para potenciar as suas acções", explica o especialista, que exemplifica: uma das melhores combinações é a que reúne a vitamina C com a E e com o ácido ferúlico. Nesta sinergia, crê Krutmann, está o futuro. "Assim pode diminuir-se a concentração da vitamina C nos produtos cosméticos e fazer com que eles sejam mais bem tolerados pela pele, para além de baixar os custos de produção dos cosméticos e torná-los mais baratos para os consumidores."


Vitaminas segundo a idade

A dose diária de vitamina C recomendada para os homens com idades entre 19 e os 70 anos é de 90 miligramas/dia e, para as mulheres da mesma faixa etária, a dose é de 75 miligramas. Ora, para se chegar à dose recomendada de vitamina C, tem de se consumir, em média, uma laranja e meia por dia.

Por ser uma vitamina muito instável - que reage ao calor, ao ambiente e à luz -, só o simples acto de cortar uma laranja já faz com que se perca alguma percentagem de vitamina C. "O maior problema da vitamina C é que oxida muito depressa. Por isso, teve de se encontrar uma forma de prevenir/retardar a oxidação - até porque, se ela oxidar antes de entrar nas células da pele, o efeito pode ser adverso.

Os maiores passos para potenciar a penetração da vitamina C foram dados pelo dermatologista e investigador Sheldon Pinnel, da Universidade de Duke, nos EUA. Foi o pioneiro na estabilização da vitamina C, que garante a acção do produto, e conseguiu associá-la a outros antioxidantes. Sheldon Pinnel criou a sua própria marca de dermocosméticos - a SkinCeuticals, fundada em 1997, chegou a Portugal no último trimestre de 2011 e aposta na prevenção, na protecção (para uma pele saudável) e na correcção (dos sinais visíveis de danos ou envelhecimento) com um ingrediente-chave: a vitamina C


Fonte: Marketing GrupoM8

Nenhum comentário:

Postar um comentário